Um dos maiores alvos de reclamações dos brasileiros, sem dúvidas é a lentidão da internet. A lentidão da conexão é um fator decisivo na hora de assistir um filme ou série online. Ao longo dos anos as queixas nas operadoras só têm aumentado.

Mas você sabe como está a qualidade da internet em nosso país hoje? Para responder a essa pergunta, a Anatel resolveu testar a qualidade da conexão por meio da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ), órgão cujo papel é fiscalizar a velocidade de tráfego dos planos fornecidos pelas provedoras.

Velocidade da internet brasileira está abaixo da média

brasil banda larga

Sobre a qualidade de internet no Brasil

O fato é que a nossa velocidade está longe de ser uma das mais rápidas. Atualmente a líder do ranking é a Coreia do Sul que possui uma média de 22 Megabits por segundo. O sonho de consumo de todos os usuários: Lá os pacotes de internet são ilimitados, mas funcionam muito bem. Em seguida vêm Japão e Hong Kong, outros dois países que se destacam neste segmento. Aqui no Brasil, as provedoras também disponibilizam planos limitados, mas com uma ressalva: Eles não chegam a 2 megabits por segundo, deixando o país na 93ª posição.

Neste sentido, muitas pessoas acabam pagando mais e recebendo menos, é preciso ficar muito atento. Atualmente a resolução da Anatel prevê que as operadoras precisam disponibilizar 80% da média mensal que o cliente contrata. Se seu pacote for de 10 megabits, a empresa tem o direito de garantir apenas 8, caso que piora ainda mais a situação dos usuários de internet.

A conexão é estabelecida da seguinte maneira: as informações navegam por cabos, ou pelo ar, da mesma maneira que carros trafegam pelas ruas da cidade. Um exemplo: Quando há muitos carros nas avenidas, o trânsito congestiona, certo? É assim que acontece com a internet. Quanto mais gente acessa, mais lenta a conexão fica, e a estabilidade do sinal começa a cair. Isso tende a acontecer especialmente em horários de pico, entre às 10h e 22h.

Para que a situação melhores, são criados planos que oferecem mais velocidade, porém quem quer desfrutar dessa vantagem, precisa pagar mais por isso. Os planos no Brasil são ilimitados, e os clientes podem navegar o quanto quiserem.

Melhorias na conexão

De acordo com o Sindicato Nacional de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal, as empresas de internet têm investido em média R$30 bilhões anualmente para que os serviços sejam melhorados e expandidos, modernizando a cada dia o sistema de banda larga no país.

Teste de velocidade Brasil Banda Larga

Para você conferir a velocidade da sua internet, basta acessar um bom velocímetro. O site medidor de internet, por exemplo, é gratuito, rápido e extremamente confiável.

Por que é importante fazer um teste de velocidade?

De acordo com a resolução da Anatel todas as provedoras são obrigadas a oferecer 80% da média mensal contratada pelo usuário. Fazendo um teste pelo menos uma vez por dia, você consegue ter um parâmetro de desempenho do seu tráfego.

Sendo assim, caso observe que a sua internet está tendo um desempenho abaixo do contratado, pode iniciar uma reclamação na sua operadora.

O teste Banda Larga Brasil mostra um histórico que é atualizado a cada teste.

Viu só? Saber a qualidade da sua conexão nunca foi tão fácil. Embora nossa internet não seja uma das melhores, sabemos que a qualidade da banda larga melhorou muito ao longo dos anos e só tende a melhorar ainda mais. A cada dia novas tecnologias despontam no mercado e elas são muito promissoras, como é o caso da fibra óptica.

É fundamental que você desenvolva o hábito de fazer um teste Brasil Banda Larga , só assim você conseguirá garantir um bom desempenho, sem o risco de receber menos do que paga mensalmente.

Leia também- Futebol ao vivo: Acompanhe a copa do mundo ao vivo e online