O Festival de Criatividade de Cannesfoi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), hoje pertence a Ascential plc e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Foi criado em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial. Geralmente é realizado no mês de junho.
Tradicionalmente, teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo estes países os que tem maior participação em inscrição de peças no festival. Em 2005, foi criado o Titanium Lions, categoria criada para premiar as ideias mais inovadoras e audaciosas em comunicação. Em 2006, a novidades são: a nova categoria, Promo Lions, e a separação da categoria Impressa da categoria Outdoor. O Brasil tornou-se um dos países mais premiados no Festival, juntamente com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha. Outros países importantes, tratando-se de premiação, são Itália, Portugal, Suécia, Argentina, Japão, entre outros.
A publicidade é uma das áreas na qual temos verdadeiros craques e estrelas. O Brasil tem crescido nos últimos anos, batendo recordes de leões na premiação de Cannes. Em 2015 foram 108 leões e o inédito Grand Prix na categoria Films com o filme Leica 100, criado pela agência F/Nazca.
O evento cresce a cada ano. Começou premiando apenas filmes publicitários que eram exibidos no cinema, e hoje conta com mais de 15 categorias. Mas o Festival não vive apenas dos prêmios, os seminários tomaram conta do evento e os temas pululam nos auditórios do Palais Du Festival, entre eles, tecnologia, inovação, criatividade, entretenimento, storytelling, conectividade, branded content, etc.
O número de brasileiros que participa do festival é enorme, mas esse ano o público tende a diminuir. Além da crise, muitos publicitários estão trocando o Festival de Cannes pelo SXSW – South by Southwest, um Festival de Música, Cinema e Interatividade que acontece em Austin, Texas, Estados Unidos. Ainda assim, Cannes continua a ser a grande estrela da Publicidade, já que o festival dá oportunidade aos publicitários de ganharem reconhecimento do dia para a noite. Ganhar um leão em Cannes significa alavancar sua carreira com chances de receber convites para trabalhar em toda parte do mundo.
Já se passaram 63 anos desde a realização da primeira mostra de Filmes Publicitários em Cannes e, desde então, o festival recebeu inúmeras inscrições de projetos e promoveu diversas palestras acerca da comunicação e, sobretudo, criatividade. Em 2015, a edição do evento atingiu números impressionantes. Segundo relatório divulgado na página Cannes Lions (www.canneslions.com), Philip Thomas, CEO – Lions Festival, afirma que foram feitas mais de 40.000 inscrições de 94 países diferentes. Para Thomas, os números revelam tendências e destacam de onde vêm os trabalhos mais excepcionais, ajudando, assim, a indicar o caminho do futuro da indústria criativa.